O Pagamento Final *****

carlitos-way

Bandido bom termina é morto

Os últimos bons filmes de gangster devem ter sido lançados mesmo nos anos 1990 (digo, os americanos, já que tem muito oriental solto por aí) e, é provável, este Carlito’s Way deve ser o melhor de todos. Maravilhosamente escrito e dirigido, prende a atenção, passa rápido e é cheio de sequencias memoráveis.

Regido  como um melodrama policial, as maracutaias importam menos do que o destino sentimental de Carlito Brigante. Ele é um bandido, possivelmente barra pasada, mas que deixou os crimes para trás pra tentar uma vida limpa. Mas, como este tipo de filme sempre defende, uma vez sujo, sempre sujo.

Mas a estratégia aqui é evitar mostrar qualquer ação violenta cometida por Brigante, composto com compaixão e dignidade por um Al Pacino sensacional e pouco afetado, ufa. Ele está muito longe de ser o sociopata de Scarface, outra grande parceria com DePalma, e nos damos o luxo de achar Carlito um grande cara e torcer para que ele livre a cara no final do filme.

DePalma e seu diretor de fotografia Stephen H. Burum dançam com a câmera, criam uma ambientação romântica e nostálgica, e até os momentos de suspense são mais belos do que brutos. A trilha sonora também é digna de palmas. Hits famosos de priscas eras, mais uma bela trilha instrumental do inglês Patrick Doyle que lembra e muito as compostas por Bernanrd Herrman para Alfred Hitchcock – às vezes me senti vendo um remake de Intriga Internacional. Enfim, viajo.

Tudo certo e no lugar, creio que é o meu DePalma favorito da década passada. Como curiosidade, temos os primeiros papéis relevantes de gente boa como John Leguizamo, Viggo Mortensen e Luis Guzmán. Penelope Ann Miller, também muito bem, sumiu atualmente. Cadê ela? Ah, não citei Sean Penn? Ok. Ele está perfeito, mas….qual é a novidade?

Carlito´s Way, de Brian DePalma (1993)

Disponível em Dvd pela Universal Pictures.

Anúncios

2 Respostas to “O Pagamento Final *****”

  1. Saul Mendez Says:

    Eu adoro Scarface, e Carrie, mas Carlito’s Way é over the top do dePalma rs a trilha instrumental, como você disse, é uma das coisas que mais marcam. É perfeita, preciso do CD, assim como o CD da trilha de Onibaba que eu tava assistindo um pedaço ontem *.*

  2. Leandro Afonso Guimarães Says:

    carlito’s way é absurdamente lindo. junto com ‘fogo contra fogo’, talvez o único papel decente de pacino dos anos 90. e, também junto com ‘heat’, talvez o único grande filme dele na década. mas, mesmo que não seja, carlito’s way é o melhor de palma (talvez de sempre) e o melhor pacino dos 90’s. e eu já disse isso. mas é pq o filme é lindo mesmo. até quando é escroto. e vc também falou disso. enfim, hail carlito’s way… =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: