Do Começo ao Fim **

Incesto fashion

Sinopse: Dois irmãos desenvolvem uma relação amorosa e sexual, desde crianças, com a conivência de seus pais.

Um dos filmes mais comentados na blogosfera no ano passado, mas, suspeito, totalmente obscuro frente ao grande público, Do Começo ao Fim é um drama com grande potencial, mas que morre muito antes de alcançar a praia.

Chegado a uma polêmica sexual (já havia feito antes o fraco Um Copo de Cólera, adaptação do livro de Raduam Nassar, e o desastroso As Três Marias*), Aloisio Abranches parece investir aqui numa fantasia. É um filme aparentemente muito pessoal, e, talvez por causa disso, muito limitado.

Os dois irmãos sarados e com cara de modelos vivem no Planeta Tok&Stok, habitando e circulando por ambientes chics, locações como Rio de Janeiro e Buenos Aires, onde todos os computadores e acessórios são da Apple, e todo mundo é rico, bonito e feliz. Profissões: médico, atleta, arquiteto.

Nesta utopia brasileira (nada contra), o fato de dois jovens irmãos se relacionarem nunca é questionado, e é no máximo um fator de preocupação para os pais. A reação de amigos, instituições e outros nunca é mostrada, até porque estes elementos nem existem no roteiro. Eles também não parecem ter nenhum problema em dormir um com o outro, então nenhum psicólogo ficou rico às custas desta família

Pra não dizer que faltou pathos, o terço final do filme mostra como é dura a separação dos dois, mas nada que uma passagem de avião na primeira classe não resolva. Uma pena que o filme tenha um roteiro tão nulo, pouco ambicioso, já que é uma evidente superação dos afetados trabalhos anteriores de Abranches, e tem uma ótima produção técnica.

Psiu: a (ótima) direção de fotografia de Do Começo ao Fim é assinada por Ueli Steiger, colaborador de longa data do cineasta Roland Emmerich, para quem fotografou os blockbusters Independece Day, O Patriota e O Dia Depois de Amanhã.

* Não consegui ver mais de 10 minutos desse filme, então possa ser que eu esteja sendo injusto né…

Do Começo ao Fim, de Aluisio Abranches (2009).

Disponível em Dvd pela Europa Filmes.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Do Começo ao Fim **”

  1. Richard Says:

    Não viu 10 minutos mas sabe como é o terço final da película. rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: